Com o novo dispositivo de fixação alimentado por bateria, a SCHUNK oferece uma solução pioneira para empresas que desejam capturar informações relevantes do processo em tempo real e transmiti-las de forma eficiente para o sistema de controle da máquina. Essa tecnologia é especialmente atraente para indústrias que buscam se afastar de soluções pneumáticas e hidráulicas de alto custo – seja para reduzir custos operacionais ou para evitar contaminação, que é absolutamente indesejável em salas limpas ou na indústria alimentícia.
Neste novo desenvolvimento, a SCHUNK utiliza a tecnologia IO-Link Wireless para comunicação sem fio entre o dispositivo de fixação e o controle da máquina. Pela primeira vez na EMO 2025, serão apresentadas as morsas acionadas TANDEM da série KSE3, alimentadas por bateria, bem como os módulos de fixação de ponto zero VERO-S, que utilizam essa tecnologia. O acionamento e a transmissão dos estados permanentemente registrados dos dispositivos de fixação são realizados via IO-Link Wireless e um IO-Link Master, que então transferem essas informações para o controle da máquina.
Um dos destaques nesta área é a colaboração com a Blum Novotest, especialista em tecnologia sem fio BRC. Se um sistema de medição BLUM com tecnologia sem fio BRC já estiver em uso, os novos dispositivos de fixação da SCHUNK podem ser integrados de forma rápida e econômica aos processos de produção existentes. Isso economiza tempo, reduz o esforço de instalação e aumenta a flexibilidade da produção.
Apesar da mudança para o funcionamento a bateria, os usuários não precisam abrir mão da força de fixação ou da força de tração. Pelo contrário: os novos dispositivos de fixação oferecem o mesmo desempenho que os sistemas pneumáticos ou hidráulicos. Além disso, não há contornos de interferência adicionais, pois os atuadores e os componentes eletrônicos estão totalmente integrados ao dispositivo de fixação. O processamento de sinal ocorre diretamente dentro do módulo de fixação, portanto, apenas a interface IO-Link precisa ser conectada. Os novos dispositivos de fixação a bateria da SCHUNK não são apenas potentes, mas também altamente eficientes: podem ser realizados até 1.000 ciclos de fixação por carga de bateria. Dessa forma, a SCHUNK continua a abrir caminho para um futuro da indústria sustentável, eficiente em termos de recursos e altamente produtivo.